Entrevista
Com Eduardo Palmeira Bandeira,
Psicólogo Clínico Pós-graduado pela Univ. da California-USA.
Prof. de Teorias e Técnicas Psicoterápicas e Arteterapia;
Leia mais...
Expediente
Revista Paradigmas
Filosofia, Realidade & Arte
Ano XII - n. 39
ISSN 1980 - 4342
Julho/Agosto – 2012
Leia mais...
Platão & Jung - Vocação - educação - cidadania
Este artigo apresenta uma breve reflexão comparativa entre os tipos de caráter apresentados na obra platônica e na tipologia junguiana. Para tanto, faz-se necessário inicialmente formular um descritivo de ambos os sistemas, com os seus respectivos fundamentos, a fim de que se possa estabelecer paralelos entre as duas teorias, com seus pontos de convergência e, evidentemente, com os de divergência.
Leia mais...
Questões de filosofia da ciência: um panorama atual
Leonardo Francisco Schwinden
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Epistemologia – UFSC
Resenha de:
Ciência: conceitos-chave em filosofia /Steven French;
Trad.: André Klaudat. - Porto Alegre: Artmed, 2009, 196p.
Ciência: conceitos-chave em filosofia é uma introdução atualizada de filosofia da ciência escrita pelo professor Steven French com base no material utilizado por ele com os alunos do primeiro ano na Universidade de Leeds. O livro é composto de um total de 10 capítulos, relativamente curtos, embora bastante densos em termos da quantidade de teorias analisadas e aspectos considerados de cada uma. As notas ao final de cada capítulo contêm não apenas referências de obras citadas no texto,
Leia mais...
Relação entre fato e proposição em Wittgenstein
As investigações desenvolvidas por Wittgenstein no Tractatus levou-o a postular uma profunda mudança na teoria do conhecimento. Wittgenstein, diferentemente de Kant, vê o mundo como uma totalidade de fatos e não de coisas. Desta forma, fundamental para o homem é perceber que os limites do seu mundo fundam-se nos limites do dizível.
Leia mais...