AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS EM VYGOTSKY E FOUCAULT
PAULO DIAS GOMES
Filósofo, Teológo, Doutor em Ciências da Religião e Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação à Distância.
Professor titular da Cadeira de Fenomenologia e Existencialismo, Lógica e Metafísica da Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
Lev Semionovitch Vygotsky Nasceu em 17 de Novembro de 1896 na cidade Orsha – Moscou. Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
Leia mais...
A arte como fator de existência
Uma análise da obra do artista plástico Neusso Ribeiro
Regina Drumond Moraes
Curso de Filosofia da UFES
Este artigo tem como objetivo explicar e analisar a obra do artista plástico autodidata Neusso Ribeiro.
Leia mais...
Entrevista
Mônica Aiub1
Colaboração: Almir José da Silva
O que é Filosofia Clínica? E como se originou este ramo?
A filosofia clínica é uma terapia que faz uso da metodologia filosófica para abordar questões existenciais, e tem como princípios fundamentais o respeito à singularidade e a
Leia mais...
Entrevista
Fábio Alberti Cascino
Colaboração
José Sobreira de Barros Júnior
Leia mais...
Artefato Cultural - entrevista com Gilberto Mendes
“Nunca se foi tão ignorante”
O gigante Gilberto Mendes, maestro, compositor de altíssima qualidade, deu-nos a honra de uma entrevista exclusiva. Durante algumas horas, em meio a batuques na mesa e na cadeira, ele falou sobre sua vida, sua carreira e sobre o conceito de cultura.
Leia mais...