Entrevista
Márcia Heloísa
Educadora e Filósofa
Tema: Filosofia com Crianças!
1. Márcia, como nasceu esta experiência?
A filosofia com crianças nasce de estudos filosóficos e experiências educativas empreendidos pelo filósofo e educador norte-americano Matthew Lipman.
- É possível Filosofar com crianças? Se possível, como se dá este processo?
Filosofar é um processo desenvolvido pela espécie humana e, portanto, todo ser humano é capaz de filosofar, tanto do ponto de vista biológico quanto cultural; há uma especificidade humana que é a continuidade natureza-cultura, a qual demanda o preparo e a iniciação dos novos membros da espécie nos processos do pensar bem, do pensar reflexivo. O processo se dá mediante a construção de espaços de relações discursivas nomeados de comunidades de investigação, nos quais se desenvolvem habilidades cognitivas e sociais propícias ao estabelecimento de uma convivência democrática e fundada em processos reflexivos.
- Que habilidades a Filosofia pode ajudar a desenvolver na criança?
São inúmeras as habilidades descritas por Lipman, porém ele as agrupa em quatro grandes categorias: Investigação, Formação de Conceitos, Raciocínio e Tradução.
- Qual idade mais adequada para se iniciar este aprendizado?
Há experiências desenvolvidas a partir de três anos de idade. Não é a idade que torna adequado o início do aprendizado. A abordagem proposta pelo educador responsável é que deve ser adequada às características cognitivas, psicológicas e sócio-culturais dos alunos.
- Como se estrutura os conteúdos? Quais são os critérios?
O desenvolvimento da atitude filosófica, a construção de habilidades cognitivas propícias à reflexão e a convivência discursiva em moldes democráticos supera a necessidade de um rol de conteúdos determinados pela história da filosofia e as doutrinas dos filósofos clássicos. Conceitos são instrumentais em tal proposta e devem servir para que os homens pensem sobre os problemas contextualizados em seus mundos de inserção. Os conteúdos podem ser selecionados nos materiais literários com os quais as crianças já lidam e os critérios para ressaltar determinados temas devem ter como parâmetros problemas universais que as grandes áreas da filosofia já apresentaram ao longo de seu desenvolvimento e que ainda oferecem sentidos para o momentoatual.
- Filosofia e Educação um resgate de valores ou algo novo?
Não creio em resgate de valores. Creio na ressignificação de conceitos que apontam para valores atuais que podem coincidir ou não com valores pertencentes a outros contextos de tempo e espaço diferenciados dos hodiernos. Nada há de totalmente novo, nada há que se reproduza tal e qual no passado... a realidade é dinâmica e os homens estão sempre a reconstruir seus mundos de referência. A filosofia auxilia a educação a refletir para além dos preconceitos e das cosmovisões fechadas.
- Diferenciais da Filosofia com crianças.
O diferencial é a referência a um projeto educativo pautado na reflexão e no desenvolvimento de uma atitude filosófica calcada em princípios democráticos.
- Se pudesse resumir sua experiência em uma palavra
Vida.
- Seu desejo como Educadora e Filósofa.
Vislumbrar meus alunos utilizando o pensar reflexivo para a construção pessoal de experiências melhores para indivíduos e demais homens que partilham em humanidade da vida associada democrática.
- Uma mensagem
Como diz Dewey, o mestre é o profeta de Deus, entendendo Deus como a Vida que se manifesta na totalidade da experiência humana em continuidade homem-natureza-sociedade.