EditorialFILOSOFIA E EDUCAÇÃO: UMA NECESSIDADEO papel da educação na atualidade é fundamental para uma possibilidade de transformação da realidade. O campo filosófico é intrinsecamente ligado aos vários debates que hoje ocorrem no campo educativo, quer seja no aspecto de uma epistemologia ou mesmo de uma perspectiva psicopedagógica. O que é um pouco estranho em nosso país é que ultimamente, mais precisamente nas últimas décadas, o debate esteja centrado na figura de expoentes mais da psicologia do que da própria filosofia da educação. Não podemos negar a influência de Piaget e Vygotsky nesse debate, porém não podemos negar que Piaget – e o interacionismo kantiano – e Vygotsky – com o materialismo dialético de Marx – são fruto de uma episteme com bases sólidas em autores clássicos da filosofia moderna. O próprio lema “aprender a aprender”, encerra em si mais do que uma simples relação sujeito-objeto, percebe-se uma necessidade de compreender uma realidade cada vez mais complexa e envolvida em uma tecnologia transformadora de atitudes e paradigmas. O interacionismo e a própria dialética são instrumentos necessários e valiosos como perspectiva de perceber esse real e de dotar de sentido crítico um alunado cada vez mais ansioso por novidades. Os pensadores, educadores, estruturados em torno da condição pós-moderna, questionam algumas possibilidades da modernidade, as verdades absolutas, o ideológico sob o prisma do domínio do homem, ou como diziam os filósofos da Escola de Frankfurt, “a não razão na razão”, que não permitem perceber as contradições que envolvem a realidade. O mundo das certezas está abalado, existe uma crise, as “verdades”, os destinos preestabelecidos, já não existem e não são defendidos com tanta veemência, os paradigmas inabaláveis da ciência e por que não dizer; do processo educativo, passam por uma rica transformação, não é o ceticismo que sai ganhando com tudo isso, mas sim, a perplexidade do homem, o olhar inquieto da dúvida. O cogito em uma possibilidade pós-industrial, é antes de tudo, revelador de novas mudanças, são novas sínteses e redescrições, que o homem faz de si e do mundo mutante em que vive. Onde está o centro do debate? Ao nosso ver, na filosofia e no seu aspecto mais fundamental, o pedagógico, não existe obra filosófica que indiretamente ou até mesmo diretamente, não esteja envolvendo o aspecto educativo. Já em 1915, o filosofo americano J. Dewey, escreveu na obra Democracia e educação; “As páginas seguintes consistem num esforço para detectar e afirmar as idéias implícitas na sociedade democrática e aplicar estas idéias nos problemas das atividades da educação”. O trabalho está centrado em uma idéia cara para educadores e intelectuais em geral: a democracia. Portanto, os filósofos parecem seres muito teimosos por acreditarem nas possibilidades do homem, e principalmente por perceberem que através da mais radical democracia está o sentido educativo da sua matéria, isto é, a filosofia esta cada vez mais inserida no debate das transformações e da realidade. |
AgendaSábados, às 17 horas Palestras gratuitas: Participe! Cursos livresDa Mitologia Grega ao Mundo Contemporâneo R$40,00/mês Ética e Justiça: a proposta de Enrique Dussel para libertação R$40,00/mês Filosofia da Educação: teorias e práticas R$40,00/mês As teorias de Galileu diante da Inquisição R$40,00/mês Inscrições: Tel. (13) 3222-1949 (CEFS) Rua Júlio Conceição, 206, V. Mathias, Santos/SP=========================
ExpedienteJornal Paradigmas, uma publicação do CEFS – Centro de Estudos Filosóficos de Santos O CEFS é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo fundamental levar a Filosofia a toda a sociedade, sem qualquer discriminação, contribuindo, assim, com a formação da consciência crítica do cidadão e propiciando-lhe, por conseguinte, melhor reflexão e atuação diante da realidade de que faz parte. Presidente Luiz Meirelles Vice-Presidente Ronaldo Ronil da Silva Jr. Conselho Editorial Cristiane Guapo / José Sobreira Barros Jr Luiz Meirelles Jornalista Responsável Beth Capelache Mtb.: 2.383.802 Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do CEFS. CEFS Rua Júlio Conceição, 206 Cep 11015-540 Santos/SP Telefone: (13) 3222-1949 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Impressão Gráfica Guarani Rua Bittencourt, Santos/SP |
DicasLeitura: Carta Sobre a Felicidade / Epicuro / Unesp. Esse livro traça a estrutura do epicurismo. A carta versa sobre a conduta humana e faz uma exortação à filosofia como disciplina cuja meta é tornar feliz o homem que a pratica. Internet: http://www.hypnos.org.br/ Este é o site institucional da revista Hypnos, no qual o internauta encontra referências sobre a revista, publicações, cursos, leituras, fórum e artigos da área de filosofia e conexas. Filme: LÁGRIMAS DO SOL Bruce Willis é A. K. Waters, indicado para resgatar uma médica nas selvas da Nigéria, durante guerra civil naquele país. Ao encontrá-la, é supreendido pela exigência dela, que só sai do lugar se ele e sua equipe levarem junto 70 refugiados. Direção de Antoine Fuqua. |